Anuidade Social

Para os fins legais, os sindicatos se equivalem às associações civis sem fins lucrativos. Como associações, são formados por um quadro de filiados, que contribuem, por adesão livre e espontânea, com mensalidades ou anuidades para a manutenção da estrutura sindical, cujos valores e forma de cobrança são definidos em Assembleia Geral do sindicato. Saiba mais sobre a Anuidade Social:

O que é: 
A Anuidade Social é a contribuição social que os engenheiros e engenheiras pagam, anualmente, quando se tornam associados ao Senge-MG.

Quem deve pagar: 
Todos os engenheiros e engenheiras sindicalizados.

Para que serve: 
A Anuidade Social tem como objetivo a manutenção do Sindicato e possibilitar a oferta aos associados de diversos benefícios, como assessoria jurídica, planos de saúde com preços diferenciados, cursos de aperfeiçoamento profissional e convênios com diversos estabelecimentos de Minas Gerais.

Valor: 
O valor é definido anualmente, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pelo Sindicato, e divulgado posteriormente pelo Senge.

Como pagar: 
O Sindicato envia um boleto de cobrança para a residência do associado que pode ser quitado na rede bancária. 

Contribuição Sindical x Contribuição Social (Anuidade Social):
A diferença entre a contribuição sindical e a anuidade social é que a primeira é um imposto, compulsório, pago por todos os trabalhadores, inclusive engenheiros, sindicalizados ou não. Já a Anuidade Social é a contribuição anual que o trabalhador paga quando se torna associado de um sindicato.

Acesse aqui as informações da Anuidade Social 2019