A negociação de um acordo ou convenção coletiva de trabalho demanda uma série de ações, como a construção da pauta de reivindicações, realização de assembleias com os trabalhadores da empresa ou setor econômico e reuniões com as empresas ou entidades sindicais patronais. Durante o processo, é preciso manter a categoria informada e mobilizada e isso demanda recursos. Por isso, a sua cobrança.

INFORMAÇÕES SOBRE A TAXA DE FORTALECIMENTO

O que é: a taxa de fortalecimento sindical é uma taxa não compulsória, que tem definida sua cobrança ou não durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da campanha salarial realizada pelo Senge-MG, com o objetivo de cobrir os custos decorrentes da campanha.

Quem paga: os trabalhadores que fizerem parte da categoria envolvida na negociação. Como a taxa não é obrigatória, os trabalhadores que forem contra seu pagamento podem se opor, mandando carta ao Sindicato, da forma prevista no acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Valores: os valores são definidos durante as assembléias.

Forma de pagamento: geralmente as empresas ficam responsáveis por descontar o valor na folha de pagamento dos trabalhadores e repassar ao Sindicato.